IMPOSTO DE RENDA 2017

Entenda quem deve emitir declaração para fins do Imposto de Renda em 2017

Para alguns contribuintes, apesar de encontrarem-se na condição de isentos, a lei fiscal exige que os mesmos emitam a chamada DIRF – Declaração de Imposto de Renda.

É o caso do Microempreendedor Individual – MEI, que deverá entregar a DIRPF – Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Devem ainda declarar a DIRF, no presente ano, as pessoas físicas residentes no Brasil, as quais receberam rendimentos tributáveis (como pró-labore e aluguéis), durante o ano de 2016, no valor superior a R$ 28.123,91.

Ademais, é ainda obrigada a declarar a pessoa física que recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte (como rendimentos de aplicações financeiras), cujo montante  superar R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) no ano de 2016.

COBRANÇA DE TRIBUTOS

Governo prepara reformas para simplificar cobrança de tributos

Segundo declarações prestadas pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, no último 06 de fevereiro, o Governo estuda propostas para simplificar o sistema tributário nacional e a cobrança de tributos como o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Ainda segundo o ministro, a simplificação pretendida virá acompanhada de outras medidas com vistas à desburocratização do pagamento de tributos, como o eSocial para as empresas (que unifica numa guia o pagamento de 13 tributos), previsto para entrar em teste em julho deste ano, e a nota fiscal eletrônica para serviços.