Lei nº 14.611 de 03 de julho de 2023: lei da igualdade salarial entre homens e mulheres

Início » Blog » Autores » Rafaella Pacheco » Lei nº 14.611 de 03 de julho de 2023: lei da igualdade salarial entre homens e mulheres

Em 03 de julho de 2023, o Presidente da República sancionou a lei que dispõe sobre a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens para a realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função. Além de estabelecer salários iguais para a mesma função, a lei visa aumentar a fiscalização contra a discriminação e facilitar os processos legais.

A nova lei acrescentou dois parágrafos ao artigo 461 da Consolidação das Leis Trabalhistas – Decreto Lei nº 5.452/43, dispondo sobre a possibilidade de pagamento das diferenças salariais devidas somada a indenização por danos morais sempre que restar caracterizada discriminação nas relações de trabalho por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade.

Além das diferenças salariais e da indenização por danos morais, o empregador deverá pagar uma multa correspondente a 10 (dez) vezes o valor do novo salário devido pelo empregador ao empregado discriminado, elevada ao dobro, no caso de reincidência.

Além disso, a Lei visa garantir a igualdade por meio de estabelecimento de mecanismos de transparência salarial, incremento da fiscalização contra a discriminação, disponibilização de canais de denúncia, promoção e implementação de programas de diversidade e inclusão e fomento à capacitação e a formação de mulheres para o ingresso, a permanência e a ascensão no mercado de trabalho.

A partir dessa lei, empresas com mais de 100 (cem) funcionários deverá publicar semestralmente relatórios de transparência salarial e de critérios remuneratórios. O descumprimento dessa norma levará a empresa ao pagamento de uma multa administrativa correspondente a 3% da folha de salário do empregador, limitado a 100 (cem) salários mínimos, sem prejuízo das demais sanções.

Rafaella Giovanna Batista Pimentel Pacheco, Advogada com atuação em Direito Tributário, Administrativo, Municipal, Trabalho e Consumidor

 

DO BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA

Um dos benefícios previdenciários mais recorrentes entre os trabalhadores brasileiros é o benefício por incapacidade temporária, antigamente designado pela expressão “auxílio-doença”. À primeira vista, a

Leia mais >

Assine nossa newsletter

© 2022 Harrison Leite Advogados Associados | CNPJ: 19.170.602/0001-15 | Todos direitos reservados