Contribuição do INSS: é possível obter restituição dos pagamentos acima do teto.

Início » Blog » Autores » Danilo Dourado » Contribuição do INSS: é possível obter restituição dos pagamentos acima do teto.

A restituição do INSS é um procedimento que permite a devolução da contribuição realizada acima do limite estabelecido pela Previdência Social.

Muitos trabalhadores, especialmente aqueles que possuem mais de um vínculo empregatício, desconhecem esse direito e acabam deixando de recuperar uma quantia significativa, pois o valor excedente não impactará no cálculo do benefício previdenciário.

Por sua vez, as contribuições previdenciárias são uma espécie de tributo e, ao longo dos anos, houve alterações nos limites: em 2018 o valor máximo dos salários somados era de R$ 5.645,80, enquanto atualmente é de R$ 7.507,49.

Assim, para solicitar a restituição, é importante analisar os contracheques de todos os vínculos de emprego para calcular as contribuições realizadas nos últimos 5 anos.

Dessa forma, sendo viável, o requerimento é realizado administrativamente e, caso necessário, também é possível acionar o Judiciário para buscar esse direito.

 

DO BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA

Um dos benefícios previdenciários mais recorrentes entre os trabalhadores brasileiros é o benefício por incapacidade temporária, antigamente designado pela expressão “auxílio-doença”. À primeira vista, a

Leia mais >

Assine nossa newsletter

© 2022 Harrison Leite Advogados Associados | CNPJ: 19.170.602/0001-15 | Todos direitos reservados